terça-feira, 29 de novembro de 2011

Malware no Blog

ACREDITO QUE AGORA MEU BLOG NÃO ESTÁ MAIS BICHADO

SEGUI AS  INSTRUÇÕES DA ELAINE DO BLOG http://www.elainegaspareto.com   E DEU TUDO CERTINHO.

E COMO ACHO QUE OUTRAS PESSOAS ESTÃO PASSANDO PELO QUE PASSEI, SEGUE AS INSTRUÇÕES ABAIXO.


Respostas às perguntas sobre malware no blog

Semana passada meu blog bateu um recorde de visitas e visualizações de página. O motivo? Malware. Infelizmente, pois eu preferiria que o motivo fosse coisa boa… O post que fala do assunto é:
Acontece que, mesmo com as dicas, explicações e inclusive imagens pra ilustrar, muita gente me enviou e envia emails com perguntas e pedidos de ajuda. Acho que foram bem uns 500 ao todo, tirando os mais de 120 comentários no post. A maior parte das perguntas está respondida no próprio artigo em questão; acontece porém que talvez devido ao nervosismo com os alertas de vírus nem todo mundo lê o texto com calma e atenção. Todo mundo que seguiu com atenção resolveu o problema.
Mas muitos dos que leram ficaram com outras dúvidas, alguns não conseguiram realizar a verificação para pedir reavaliação ao Google e ainda recebi algumas dezenas de outros emails pedindo atenção particular, que eu fosse ao blog, que olhasse, que desse uma outra solução… Enfim, muitos pedidos que não tenho como atender individualmente.
Então resolvi publicar este artigo, respondendo às perguntas mais comuns, dentro do que sei. Digo isso porque não tenho todas as respostas, não sei tudo e a cada dia novos problemas surgem.
Assim, vamos às dúvidas mais comuns sobre os alertas de malware?
1- Uso o Explorer e pra mim não aparece alerta algum. É normal?
Sim. O Explorer é muito atrasado. Os alertas aparecem mais frequentemente no Chrome por ser mais moderno e no Firefox pelo mesmo motivo. O alerta pode não aparecer se você navega pelo IE mas se ele existe outros que não estejam navegando pelo Explorer o verão.
2- Não consigo realizar a verificação de propriedade do blog. O que faço?
Releia o passo a passo atentamente e conseguirá. Se aparecer em sua tela que o site está verificado siga adiante pois o Google reconheceu sua propriedade do blog sem precisar mais nada. Se tiver receio de mexer no código-fonte do blog copie o código de verificação fornecido pelo Webmasters e cole como gadget html (Design/Adicionar gadget/HTML-JAVASCRIPT e salve.
3- A mensagem diz que um blog da minha lista de blogs está contaminado. Tenho que excluir?
Sim. E se for amigo do dono do blog avise a ele. Foi assim que eu descobri, na quinta-feira antes do tsunami-malware, que meu blog estava com o alerta. Foi o Cacá, do blog Uai, mundo? O blog do Cacá que me alertou. A partir daí eu pude encontrar a solução e com isso ajudar muita gente quando a coisa explodiu.
4- Não aceito excluir a lista de blogs de minha sidebar. Me dê outra solução. (sério, esta veio por email)
Não tenho. As dicas que tenho são retirar os contadores e excluir a lista de blogs. E solicitar revisão ao Google.
5- Quando posso recolocar a lista de blogs de volta?
Não sei. Corra o risco e tente. Se nenhum alerta aparecer é porque o problema passou. Outra dica sobre isso é colocar gradativamente blogs que esteja conseguindo visitar normalmente. Este meu, por exemplo rsrsrs
6- Perdi mais de 10 seguidores. Será vírus?
Não. Os alertas não interferem no número de seguidores. Pode ser apenas que as pessoas ficaram aflitas e deixaram de seguir blogs com o alerta de malware. Infelizmente o alerta assustou muita gente.
7- Retirei tudo, fiz o pedido de reavaliação mas ainda está com o alerta. O que faço?
Aguarde 24 horas. Se ainda assim persistir troque seu template pelo Simple do Blogger e exclua todos os gadgets. Mas como isso é radical e irreversível, só faça em último caso, depois de tentar tudo o mais.
8- Quando acesso o painel do meu blog aparece a mensagem que www.blogger.com está hospedando malware. O que faço?
Nada. Clique em Continuar/ignorar e siga adiante. Isso só reforça minha tese de que se trata de um bug pois até o endereço do próprio Blogger andou acusando presença de malware.
9- Meu blog está limpo. Mas quando tento entrar em alguns blogs aparece o aviso. O que faço?
Entre em contato com a dona do blog onde aparece o aviso e peça a ela que leia este post: Como resolver o problema do malware no blog. Mas acho mais prudente não fazer posts falando que este ou aquele blog está bichado. Não sejamos indelicadas, né? (sim, eu vi isso nesses dias de caos).
10- Retirei os contadores do meu blog. Posso recolocar?
Não sei. Sugiro que você avalie a real necessidade de tê-lo em seu blog. Caso seja importante pra você, arrisque. Mas também sugiro que use as estatíticas fornecidas pelo próprio Blogger. Você pode ver seus dados clicando em Estatísticas no seu painel de controle. Estou preparando um artigo sobre Estatísticas tanto do Blogger quanto via Analytics. Em breve…

Aliás, falando em reavaliar:
Aproveite a crise e faça dela uma oportunidade: faça uma boa faxina em seu blog. Retire tiudo que pode ser porta de entrada para vírus. Retire tudo o que for excessivo. Sim, isso dói, especialmente vindo de alguém que tem cachorrinho e gatinha na sidebar… mas vai por mim pois tem muitos blogs que custam abrir por causa dos excessos.
Se quiser uma dica sobre o que eu considero realmente importante em um blog leia
Certo, querido leitor? Se puder ajudar a divulgar esse artigo pode ser que ajude quem ainda está com problemas.



GOSTARIA DE ME DESCULPAR A TODOS OS BLOGS QUE ACOMPANHÁVAMOS, POIS CONFORME INSTRUÇÕES ACIMA FUI OBRIGADA A EXCLUI-LOS  E TAMBÉM MODIFICAR  O LAYOUT DO BLOG. DEIXA ESSA ONDA PASSAR QUE DAI VOLTAREMOS TUDO AO NORMAL.
Grata
Iris

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É muito bom receber você!
Muito Obrigada, pelo carinho e atenção!
Volte sempre, a casa é sua!
Abraços e beijos...
Iris & Mary